Praia do Forte - BA






A Praia do Forte esta localizada  a 80 km do Centro Histórico de Salvador, o acesso é pela rodovia BA 099, conhecida como Estrada do Côco. Chegando de avião através do Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães, o cadeirante tem de alugar um carro ou contratar serviços de táxis oferecidos no aeroporto. Alguns hotéis da Praia do Forte oferecem este tipo de transfer.

A praia do forte, hoje é um dos destinos mais visitados no Brasil, por turistas do mundo inteiro. Sede principal do Projeto Tamar, Praia do Forte conserva praias muito preservadas, além de piscinas naturais e muito sol durante o ano inteiro. Algumas praias ainda apresentam difícil acesso, mas, o cadeirante que visita o destino, poderá encontras muitas atrações para se divertir.

A vila, cheia de restaurantes, pousadas e lojas, se tornou um produto para o turista que tem muito dinheiro, pois por lá ,quase tudo é caro!
É um local muito bom para cadeirantes, idosos e gestantes.  O calçadão é todo plano, favorecendo a circulação da cadeira de rodas. O cadeirante terá facilidade em fazer suas compras e se divertir neste local.

Fora do calçadão, nos arredores da vila, o acesso para cadeira de rodas é dificultado por ruas de paralelepípedos e de terra. Um ajudante será necessário para auxiliar na circulação.



As Praias:

A Praia do Porto é a que possui melhor acesso para o cadeirante. Por estar próxima à vila pode ser acessada facilmente pelo calçadão. É uma praia de águas calmas, bem freqüentada, com barracas próximas que servem bebidas e comidas.
A praia do Resort, mais reservada, é uma enseada de águas transparentes. Não tem barracas nem infra-estrutura. O acesso é facilitado para o cadeirante que estiver hospedado no Resort. Já para os demais visitantes, só será possível chegar à praia pela areia (à beira mar), ou seja, de difícil acesso para o cadeirante.


Observação de Pássaros:
A saída de barco na lagoa de Timeantube conduz a ilhas onde se pratica a observação de pássaros de várias espécies, além de mamíferos como Cotias e Lontras. Este é um bom passeio para o cadeirante que gosta de estar em contato com a natureza. Lembrando que a cadeira de rodas não poderá entrar na embarcação e o “especial” terá que improvisar seu assento. 


Passeio de quadriciclo
Para os cadeirantes mais ousados há a opção de se aventurar no passeio de quadriciclo oferecido pelas operadoras locais.


Reserva da Sapiranga
Para os cadeirantes que contam com mais de um acompanhante para ajudar e procuram mais aventura durante sua estada na Praia do Forte, há o passeio á reserva da Sapiranga. O “especial” poderá ir de carro até a entrada da reserva e de lá se aventurar nas trilhas da reserva que oferecem muita diversidade de fauna e flora. Animais como preguiças, répteis e pássaros exóticos são freqüentes no local. Algumas trilhas levam as margens do rio Pojuca, que na época das cheias, faz o espetáculo com suas corredeiras.



Castelo Garcia D’Ávila.
Um bom passeio para o “especial”  é visitar as ruínas do Parque histórico Garcia D’Ávila. Construída entre 1551 e 1624, por Garcia D’Ávila, e tombada em 1938, a casa da Torre é a primeira edificação portuguesa no Brasil. Também é o único castelo feudal das Américas. O local é acessível e vale a visita.


Projeto  TAMAR.
O projeto TAMAR pode ser visitado pelo cadeirante, pois é todo acessível. O único problema que encontramos por lá, é o piso. Como é feito de pequeninos quadrados de cimento, atrapalha um pouco a locomoção da cadeira de rodas. Mas, nada de mais, não é? Não se preocupe quanto ao banheiro, pois a cadeira de rodas entra com facilidade! Este é um passeio que não demora e que vale a pena para quem gosta de animais marinhos.
O projeto TAMAR exibe tanques de tartarugas, local para a desova, tanque de tubarões, arraias e outros peixes.



Outras informações:

        Farmácia do Forte
        Endereço: Av Antônio Carlos Magalhães, s/n lj 4
         Telefone: (71) 3676-1476
        Farmácia Juliana
        Endereço: Av Antônio Carlos Magalhães, s/n
         Telefone: (71) 3676-1397
        Farmácia Santa Clara
        Endereço: Av Farol, s/n lj 35
        Telefone: (71) 3676-0475

Aluguel de veículos:
S.R. Rent a Car
Localização: Av. do Farol, Loja 52 - Shopping Armazém da Vila 
Telefone: +55 (71)9129.7084               
Táxi Especial da Praia do Forte
Localização: R. da Aurora, 80/CPC65 - Praia do Forte - 48.280-000    
Telefone: (71) 9616-2712     Fax:--       
       
Receptivo:

Bahia Adventure         
Localização: Rod. BA 099, Costa do Sauípe     
Telefone: (71) 2104-8600     Fax: (71) 2104-8600