Recife - PE









Capital pernambucana, Recife possui boa infra-estrutura e serve de ponto de partida para outros destinos da região, como por exemplo, o arquipélago de Fernando de Noronha.
Casarões antigos, igrejas, fortes e museus fazem parte da riqueza histórica e cultural da capital. Em recife antigo, casarões históricos abrigam bares que são ponto de encontro e de agito noturno. Além disso, o bairro também concentra igrejas barrocas, centros culturais, fortes e outras construções históricas. A circulação de cadeira de rodas em Recife Antigo não é difícil, mas, um acompanhante facilita a vida na hora de acessar as antigas construções.
Outro ponto muito agitado na cidade é a praia de Boa Viagem. A praia concentra o maior número de hotéis da região. Uma ótima localidade para o cadeirante se hospedar. Uma orla, com largo calçadão e ciclovia, se estende por toda a praia, o que facilita em muito, a circulação da cadeira de rodas. O grande número de quiosques à beira mar também atrai turistas que querem saborear um aperitivo enquanto tomam um bom banho de sol. Mas, fique atento, o banho de mar na praia de Boa Viagem é proibido devido ao risco de ataques de tubarões.
Mas quem visita Recife não pode deixar de conhecer Olinda. Situada à aproximadamente 10 km de Boa Viagem, Olinda é pura história. Coloridos casarões, Igrejas e construções históricas datadas dos sécs. XVI e XVII fazem do local, destino obrigatório para quem vai à capital pernambucana. Mas, nem só de construções históricas vive Olinda, a vila é muito conhecida por sua forte influencia musical. O maracatu, o frevo e o cavalo marinho, ritmos tradicionais da região, são fortemente representado pelos blocos que semanalmente saem pelas ruas com seus "cortejos". No carnaval, as ruas ficam literalmente lotadas de pessoas de toda parte do mundo que vêem presenciar esse espetáculo e se aventurar em acompanhar seus cortejos. Apesar de possuir muitas pousadas, Olinda ainda não tem uma boa opção de hospedagem para o cadeirante. Isso porque nenhuma pousada está devidamente adaptada; e a circulação da cadeira de rodas é muito prejudicada pelas ruas de paralelepípedos, calçadas altas (sem guia rebaixada) e pelas íngremes subidas presentes no local. No carnaval, a dificuldade de circulação se agrava, depois das três horas da tarde, a multidão que se junta aos blocos carnavalescos deixam as ruas intransitáveis, tanto para veículos, como para cadeira de rodas. A melhor opção para a pessoa especial é se hospedar no centro e de lá fazer o passeio para Olinda.
Atrações:
Recife apresenta grande variedade de atrações. Construções históricas, centros culturais, artesanato, agito noturna, praias, passeios de catamarã, entre outras atrações recheiam o destino. Porém, o carnaval, continua sendo uma das atrações mais importante da capital pernambucana.
Carnaval:
Conhecido pela diversidade e pela mistura de ritmos o carnaval de Recife atrai multidões. Trios elétricos e blocos carnavalescos chegam a reunir mais de 1 milhão de pessoas todo ano. A festa, no bairro de Boa Viagem, começa uma semana antes da data oficial e é comandada pelos trios elétricos. O Bloco Galo da Madrugada é o maior e mais conhecido da cidade. Outros ritmos como maracatu, ciranda, coco-de-roda e frevo, também estão presentes nas ruas de Recife antigo. Na noite de domingo para segunda, no Pátio do Terço, acontece A noite dos Tambores Silenciosos, onde maracatus homenageiam os escravos mortos no cativeiro. Realmente uma festa imperdível.
 
Construções Históricas:
Mosteiro de São Bento ( Olinda )
O Mosteiro de São Bento é o segundo construído em terras brasileiras. Sua construção data do século XVI. Para o cadeirante visitar o mosteiro de São Bento não é uma tarefa complicada, pois ele poderá estacionar seu veículo muito próximo a entrada da construção histórica. Na entrada, será necessária a ajuda de uma pessoa, pois existem pequenos degraus. Horário: Visita das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h; sábado missa às 6h30 e às 18h.
Forte das Cinco Pontas (1630).
Importante construção Holandesa que hoje abriga o museu da cidade. Exposição de fotos, mapas, fragmentos arqueológicos, plantas, etc. Visitas guiadas. Vá com acompanhante para ajudar na circulação. (Praça das Cinco Pontas, S. José).  Maiores Informações: (81) 3224-8492.
Forte do Brum (1629)
Construído pelos holandeses, foi parcialmente destruído em 1669 e restaurado 21 anos depois.  Hoje abriga o museu militar com acervo de armas, canhões e fotos da época. Também abriga a Capela de São João Batista. (Prç. Comunidade Luso Brasileira, Recife Antigo).
Maiores Informações: (81) 3224-4620
 Artesanato:
Casa da Cultura: Um presídio histórico construído em 1848 que teve suas celas transformadas em lojinhas. (R. Floriano Peixoto, s/n – Santo Antonio)
Mercado de São José: Edifício pré-fabricado trazido da Europa  em 1875. (Praça Dom Vital, s/n – São José)

OUTRAS INFORMAÇÕES:
Farmácias:
Farmácia Pague Menos
Av Herculano Bandeira 687, Pina, Recife (0xx)81 3301-4267
Farmácia dos Pobres- Unidade Imperatriz
Rua 7 de Setembro 37, Boa Vista, Recife (0xx)81 3301-7379
Farmácia Curujinha
Rua Riachuelo 309, Boa Vista, (0xx)81 3423-7114
Farmácia Batalha do Trabalhador
Rua Siqueira Campos 250, Santo Antônio (0xx)81 3224-5473

Material hospitalar:
Lugmed Material Hospitalar
Rua Gomes Taborda 1655, Cordeiro, (0xx)81 3229-9824
Cambito Material Hospitalar
Rua Prof Joaquim Cavalcanti 533, Iputinga, (0xx)81 3271-2900
MMH-Material Médico Hospitalar
Rua 48 942, Espinheiro (0xx)81 3427-6875

Aluguel de veículos:
Autorent Locadora De Veículos
Rua dos Navegantes 401 (0xx)81 3325-1600
Asa Rent A Car Locação de Veículos
Av Cons Aguiar 3150, Boa Viagem (0xx)81 3327-2819

Agencias e receptivos:

Luck Viagens
Rua Jornalista Paulo Bittencourt 163 (0xx)81 3366-6222

CVC Turismo
Av Cons Aguiar 903 (0xx)81 2122-5757


Agência Atlantis Turismo
Rua 7 Setembro 42, Boa Vista (0xx)81 3421-4545