Para a equipe do guia O VIAJANTE ESPECIAL entende-se por:
Quarto Acessível: Quarto e banheiro de fácil acesso para a pessoa que utiliza cadeira de rodas, com portas mais largas, geralmente de 0,70m ou 0,80m de largura, permitindo a entrada da pessoa com necessidades especiais. Não há, no caso, equipamentos de segurança e outras adaptações.
S/ Acessibilidade na área externa: Hospedagem que não possui acessibilidade ou adaptações para cadeirantes na área externa. Com a presença de degraus e outros obstáculos que dificultam a circulação da cadeira de rodas.
C/ Acessibilidade na área externa: Hospedagem que oferece facilidades de locomoção para cadeirantes em sua área externa. Possuindo rampas, elevadores e outras adaptações.
Quarto Adaptado: Quarto que possui banheiro adaptado com barras de segurança, portas largas e outras facilidades, mas não necessariamente seguindo as normas da ABNT.
Hospedagem muito bem adaptada: Hospedagem que possui quarto com banheiro muito bem adaptado, de acordo com as normas da ABNT; e acessibilidade na área externa.
atenção: Todas as hospedagens inseridas no guia O VIAJANTE ESPECIAL, foram visitadas por um profissional cadeirante. São,portanto, informações confiáveis.