Barra de São Miguel - AL




Próxima à Maceió (33 km) e situada entre a praia do francês e a praia  Gunga, a cidade de Barra de São Miguel é pura tranqüilidade e uma boa opção para quem procura sossego. O município que já pertenceu à cidade de Marechal Deodoro, vem se tornando, pouco a pouco, ponto turístico do litoral sul alagoano. A Barra, como é conhecida, é caracterizada por suas lindas praias e pelas belas casas de veraneio.
Na praia central, um extenso paredão de recife forma uma grande piscina natural,  ótima para banho e esportes náuticos.  Nesse trecho há uma pequena infra-estrutura de quiosques à beira mar, prontos para atender os turistas. Nos finais de semana, alguns quiosques oferecem musica ao vivo para alegrar a estada do visitante.
Outras duas praias, vizinhas da Barra, possuem boa estrutura de lazer e restaurantes, e atraem muitos visitantes: a praia da Barra de Jequitiá, também conhecida como Duas Barras, e a famosa praia do Gunga, que apresenta diversão variada como bugues, banana-boat e jet ski.
No centro da cidade encontram-se também restaurantes, bares e outros comércios. Tudo muito simples e tranqüilo, exceto na alta temporada e no carnaval, quando o movimento na Barra aumenta um pouco.
Apesar de contar com algumas opções de pousadas adaptadas, a cidade de Barra de São Miguel ainda se mostra pouco preparada para o turismo acessível. Ruas de paralelepípedos e calçadas sem guias rebaixadas são comuns no local. Vá com um acompanhante para auxiliar na circulação.
Atrativos:
Passeio de barco para a praia do Gunga.
O passeio pode ser feito em saveiros, jangadas ou barcos motorizados. Passa por ilhas e manguezais até chegar à praia do Gunga, uma das mais famosas do litoral alagoano. O passeio de saveiro sai em média R$20 p/ pessoa, de jangada ou barco motorizado R$10. Maiores Informações  podem ser obtidas no próprio hotel ou diretamente no cais da praia da Barra. Observação: O passeio para a praia do Gunga também pode ser feito de bugue. Informe-se no hotel. Durante os finais de semana a praia do Gunga fica lotada. Se quiser tranqüilidade vá durante a semana.