Maceió - AL


Muito bem localizada e estruturada, a capital alagoana se torna parada obrigatória e ponto de partida para passeios a quase todo o litoral do Estado. Além disso, Maceió reúne belas praias urbanas, com águas verdes e piscinas naturais. Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca, são as praias mais movimentadas e com melhor infra-estrutura. Elas formam o trecho central da orla, concentrando o maior numero de hotéis, bares e restaurantes.
Com um belo calçadão, muito bem sinalizado e acessível, a extensa orla marítima facilita a circulação tanto a pé como de cadeira de rodas. O cadeirante não terá dificuldade em passear a beira mar, e poderá desfrutar com facilidades de um drink ou de um sururu (marisco típico da região), enquanto observa o belo por do sol de Maceió.
Para o deficiente que quer tomar banho de mar, sem ir muito longe, a ponta da Jatiúca é uma boa opção. O calçadão fica bem próximo ao mar e existe até uma pequena rampa de acesso para ajudar a chegar na areia.
Já para o deficiente que gosta de mergulho livre, um bom passeio é a visita às piscinas naturais. Da Pajuçara, saem diariamente jangadas que fazem esses passeios a preços razoáveis. O cadeirante pode parar o carro perto do local de embarque e com ajuda de uma pessoa chegar até a jangada. Muito fácil. Mas fique atento: O passeio só é feito na maré baixa.  Não se esqueça de levar uma toalha ou almofada para sentar na jangada, pois não é possível levar a cadeira de rodas junto.
A noite de Maceió oferece muito agito, tanto nas danceterias do bairro do Jaraguá, como nos bares e restaurantes da orla, principalmente na Ponta Verde, trecho mais badalado. Muitos destes comércios são acessíveis, porém poucos estão totalmente adaptados.
ATRAÇÕES:
Artesanato
Para quem procura artesanato, Maceió é um prato cheio. O Pavilhão do Artesanato é um dos pontos que concentra variada produção, desde redes até quadros e esculturas. Um bom local para o cadeirante fazer suas compras com facilidade. O espaço oferece estacionamento, banheiro acessível, elevador e restaurante, o que facilita muito a vida do “especial”.
Rendas
Nas calçadas do humilde bairro de Portal da Barra, encontram-se rendeiras habilidosas que criam lindas peças de renascença, filé, labirinto e bilro. As ruas são cheias de pequenas lojas que vendem toalhas de mão, mesa, blusas e saídas de praia. As lojas ficam abertas diariamente. Poucas aceitam cartão de credito e os preços das peças variam de R$ 10 à  R$1.500 reais.  O cadeirante poderá ir de carro até o inicio da rua e lá circular com a ajuda de um acompanhante. Vale a visita.
 Construções Históricas.
Maceió possui belas construções históricas espalhadas pela cidade. O centro da cidade concentra algumas delas. Assim como o Bairro do Jaraguá, com antigos armazéns que foram restaurados e transformados em bares e casas noturnas.
Outra atração imperdível é a visita ao Teatro Marechal Deodoro (1910), com cobertura de bronze e poltronas aveludadas, ainda serve de palco para peças e shows musicais. O cadeirante poderá estacionar seu veículo na frente do Teatro. Não há escadarias no local e há banheiro acessível. Maiores Informações: 2º à 6º 8h/14h - tel.3315-5656.