Salvador - BA






Histórica, festiva e culturalmente influente, a capital da Bahia, sem dúvida alguma, é uma cidade luminosa! Muito sol e agito fazem parte da rotina do local. Salvador é dividida entre cidade alta (a parte mais antiga, rica em atrativos históricos e culturais) e cidade baixa (com praias, comércio e a maioria dos hotéis).
A capital da Bahia tem boa infra-estrutura e é muito visitada por turistas do mundo inteiro.

Como na maioria das capitais, seu transito é muito complicado e visitar o centro histórico exige um pouco mais de paciência, principalmente na hora de achar uma vaga para seu veículo.  Para os cadeirantes, sugerimos fazer os passeios de táxi, pois com certeza ficará mais fácil.
Quanto à circulação da cadeira de rodas pelas vias públicas, o melhor trecho se encontra na praia de Porto da Barra (centro), onde uma calçada facilita um pouco a circulação e a orla se apresenta um pouco mais preservada. Nos demais trechos à beira mar, será  necessário um acompanhante para auxiliar na circulação, já que a cidade não possui uma orla com calçadão como as outras capitais.

Para quem visita a cidade alta, ainda há a possibilidade de utilizar o elevador Lacerda para deslocar-se entre a cidade baixa e o pelourinho, principal atração de Salvador.

Com relação às praias, as melhores estão distantes do centro. Já as praias centrais são, em sua maioria, impróprias para banho, com exceção de Porto da Barra. Mas essa praia fica lotada nos finais de semana. Para quem procura mais tranqüilidade siga para as praias de Itapoã, e Flamengo.

À noite o agito se espalha por vários pontos da cidade. Os bares do Rio Vermelho, bairro boêmio de Salvador, são muito freqüentados, assim como as ruas do Pelourinho, com seus ensaios e shows ao ar livre.

Fique por dentro: Salvador tem muitas opções de hospedagens espalhadas pela cidade. Uma consulta ao mapa local auxiliará o visitante (cadeirante) a escolher uma localidade (hospedagem) próxima ao que  procura.


Atrativos:

A cidade possui muitos atrativos, sendo que, os mais visitados, são as construções históricas e as famosas igrejas da região. Mas quem visita Salvador não pode deixar de conhecer o Pelourinho

Pelourinho:

Centro Histórico de Salvador, tombado como patrimônio cultural, o bairro é hoje um dos principais atrativos da capital. Museus, Casarões e Igrejas estão muito bem concentrados no local. As ruas, calçadas com pedras pé-de-moleque, dificultam um pouco a circulação da cadeira de rodas. Por outro lado, a proximidade entre as  construções,  o terreno plano e a ausência de veículos circulando no local, tornam o passeio gostoso e tranqüilo. A tranqüilidade só é quebrada pelo assedio dos vendedores que ficam espalhados no local. Eles são insistentes e não dão trégua ao turista!!!
As terças (às 18hs), ocorre a missa negra na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, um marco no sincretismo baiano, misturando elementos do candomblé à cerimônia católica, com som de atabaques e oferendas de pães. Outro evento muito esperado é o ensaio do Olodum, que acontece todas as terças no Largo Tereza Batista.
O Pelourinho também conta com lojas, bares e restaurantes. Muitos deles promovem festas para atrair a clientela. A programação fica fixada nas portas.

Fique por dentro: Algumas edificações do Pelô, como o museu, ainda são inacessíveis para os cadeirantes e, em alguns casos, será preciso pedir auxilio para subir as escadas. Contudo, vale à pena visitar este local.

Igreja Nossa Senhora da conceição da Praia: (1765)- foto

A igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi pré-fabricada em Portugal. Tendo em seu teto o maior tesouro, uma pintura ilusionista feita em 1772 por José Joaquim da Rocha, um dos maiores nomes do barroco brasileiro. A igreja possui rampa de acesso na entrada lateral.
End.: Largo da Conceição da Praia, s/n 

Fique por dentro: Algumas igrejas, como por exemplo, o do Bonfim possui escadaria na entrada que dificultam o acesso do cadeirante. Para conhecê-las será necessário um ajudante.  Informe-se antes de ir.