Canoa Quebrada - CE








A pequena vila, situada à 165 km de Fortaleza, foi descoberta para o turismo nos anos 70. O vilarejo, na época, quase inacessível, se tornou o paraíso dos hippies e ganhou fama pelo mundo. Hoje, Canoa é um dos destinos mais visitados do litoral leste cearense, mas, ainda guarda traços da sua historia. Apesar do crescimento turístico e do aumento no número de pousadas, o destino ainda reserva muitas belezas naturais e preservadas praias, algumas delas, ainda desertas.

Pode-se pegar um vôo ate Fortaleza e de lá seguir pela rodovia BR-304 até Canoa. Para quem estiver de carro, pode-se seguir pela CE-040, passando pela cidade de Cascavel. Para quem vem de Natal, o acesso é pela BR-406 que leva até a BR-304 e assim por diante.

Fique por dentro: Poucos ônibus saem direto de Fortaleza para Canoa. A alternativa é se dirigir primeiro até Aracati (a 9 km de Canoa Quebrada) que tem maior numero de ônibus operando.

Falésias, mar e muito sol fazem parte dos atrativos da cidade. À noite, principalmente nos finais de semana, a vila recebe muitos visitantes que vêem desfrutar do seu agito, embalados por muito reggae e forró. A broadway, rua principal da vila, concentra bares, lanchonetes, restaurantes, lojas e outros comércios. A rua possui um calçadão de fácil circulação para o idoso e cadeirante. Porém, grande parte dos comércios não tem guia rebaixada na entrada e será necessária uma ajudinha em alguns casos.

Com exceção da broadway, a circulação do cadeirante pela vila não é fácil. Apesar de ser bem pequena e com os comércios bem concentrados, Canoa tem muitas subidas  que separam as pousadas da praia e as pousadas do centrinho (broadway). Será necessário um acompanhante bem disposto para ajudar, ou, um veículo, que facilitará em muito a locomoção do “especial” pela vila.

Fique por dentro: Na questão de hospedagem, fique atento! Pois, não é fácil encontrar uma pousada que esteja preparada para atender as necessidades de pessoas especiais.



Atrativos:

As praias, as falésias, a noite agitada e o passeio de bugue pela praia são os principais atrativos de Canoa Quebrada. A vila também é uma boa opção para quem quer fugir do movimento e da loucura da capital, visto que, fora da temporada, Canoa fica praticamente vazia.


Praias
A praia de Canoa é uma das mais belas, apresenta falésias, recifes, dunas, trechos com barracas e trechos desertos. Devido a falésia, o acesso à praia deve ser feito pelo lado norte, próximo ao estacionamento dos ônibus de excursão. Ali, o cadeirante poderá estacionar seu veiculo e chegar até a areia com facilidade. Esse trecho da praia costuma ser mais movimentado, devido ás barracas de praia e as excursões.




PESQUISE ANTES DE IR:

Passeio de Bugue.
Quem pretende conhecer outras praias e um pouco mais de Canoa, deve alugar um bugue. Existem dois roteiros que valem à pena.
No primeiro, o bugue percorre a orla até a praia de Ponta Grossa, parando na pousada do Refugio Dourado, onde se encontram obras artísticas (passagens bíblicas) esculpidas nas próprias falecias. O passeio inclui praias desertas e falésias. Dura em torno de 3hs e sai em média R$150.
O outro passeio é feito á tarde, e leva os visitantes até as dunas para presenciarem o belo pôr-do-sol de Canoa Quebrada.
Maiores informações: Associação de bugueiros Tel.: (88) 3421-7175