Socorro - SP

Com relevo montanhoso e grande potencial hidrográfico, a cidade de Socorro, no estado de  São Paulo, estende-se às margens do Rio do Peixe, e suas lindas cachoeiras e corredeiras atraem para a região cada dia mais turistas que estão em busca de esportes de aventura ou atividades relacionadas a natureza e muita aguá.
No ano de 2004, a cidade foi sede do projeto “Aventureiros Especiais”, liderada por Dadá Moreira, presidente da ONG Aventura Especial. Dadá Moreira, aventureiro e portador de Ataxia (condição de falta de coordenação dos movimentos podendo afetar a força muscular e o equilíbrio), elegeu a cidade para dar início a seu projeto, cujo objetivo foi identificar as adaptações para viabilizar o turismo de aventura  para pessoas com qualquer tipo de deficiência física, mental, sensorial ou múltipla.
Após a iniciativa de Dadá Moreira, a cidade de Socorro recebeu verba do Ministério do Turismo para começar a se adaptar. Hoje, já possui alguns locais adaptados para os deficientes como o Portal do Sol Hotel Fazenda, Palácio das Águias, Câmara Municipal, Horto municipal, Mirante do cristo, Casa do turista e artesão, Parque dos Sonhos e hotel Campo dos Sonhos entre outros. Mas a questão é que andar de cadeira de rodas pelo centro da cidade ainda é uma tarefa difícil. Fomos visitar a cidade em outubro de 2011, no Congresso de Turismo Acessível e não pudemos deixar de circular pelo centro da cidade para averiguar as condições das calçadas e das guias rebaixadas para os cadeirantes. O que vimos, infelizmente nos deixou tristes, pois eu, com minha cadeira de rodas, não poderia andar sozinha por aquelas ruas sem um acompanhante de maneira alguma! A cidade em conjunto com o Ministério do Turismo, vem se esforçando para fazer o melhor e esperamos que em breve a situação do centro da cidade mude, pois realmente Socorro é uma cidade interessante.
Quem apoiou Dadá Moreira desde o início de seu projeto, foi José Fernandes e seus irmãos, proprietários do Hotel Campo dos Sonhos e do Parque Campos dos Sonhos. Hoje, estes hotéis são exemplos de acessibilidade. Desta forma, não deixem de visitar ou de se hospedar nestes locais, pois eles estão de parabéns!!!